quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Escola de Verão em Farmacognosia 2011


A Escola de Verão em Farmacognosia 2011 visa contribuir para a formação de estudantes de graduação, pós-graduação e a formação continuada de profissionais que atuam diferentes áreas da Farmacognosia. O evento será formado por um conjunto de cursos intensivos de curta duração e conferências voltadas para a área de Farmacognosia. A criação de um ambiente multidisciplinar propicia a circulação de idéias e discussão de temas relativos ao universo das plantas medicinais e afins. 

Mais informações no site do evento http://www.sbfgnosia.org.br/escoladeverao/index.html


Cursos na área de química de produtos naturais

Cromatografia e validação de metodologias analíticas
Prof. Dr. Cícero Flávio Soares Aragão (Departamento de Farmácia-UFRN) e Profa. Dra. Renata Mendonça Araújo (Departamento de Química-UFRN

Ementa:
Desenvolvimento de métodos analíticos por cromatografia aplicados ao controle de produtos naturais. Princípios fundamentais da cromatografia (fase estacionária e móvel, equilíbrio entre as fases, prato teórico, tempo de retenção, cromatogramas). Instrumentação na cromatografia: tipos de colunas, detectores (seletivos e universais) e sistemas de fases móveis. Operação de sistemas de cromatografia: manuseio de colunas, fornos, bombas e detectores. Cuidados (Troubloushoting), incluindo rotinas de manutenção e procedimentos para diagnósticos e solução de problemas. Medidas qualitativas e quantitativas. A importância da validação. Principais parâmetros a serem validados em analises cromatográficas (validação de métodos, de instrumentação e “system suitability”). Exigências dos órgãos oficiais.
Público alvo: alunos de graduação ou pós-graduação em farmácia, química.
Elucidação estrutural de metabólitos secundários
Profa. Dra. Maria Aparecida Maciel (Departamento de Química-UFRN) e Prof. Dr. Edilberto Rocha Silveira (Departamento de Química-UFCE)
Química forense
Prof. Dr. Valter Stefani (UFRGS)
Abordagens e métodos para o isolamento de produtos naturais polares
Prof. Dr. Roberto Berlinck (USP-SC)

Ementa:
Classes de produtos naturais. Substâncias do metabolismo primário: lipídios, açúcares, aminoácidos, nucleosídeos e seus respectivos polímeros. Substâncias do metabolismo secundário: terpenos, policetídeos, alcalóides, derivados do ácido shiquímico, substâncias de origem biogenética mista. Métodos de extração de matrizes biológicas: extração com solventes orgânicos e aquosos, extração contínua, extração sequencial, extração com fluido supercrítico. Enriquecimento de frações de analitos: partição líquido-líquido, partição em suportes de fase sólida. Métodos de purificação: precipitação e filtração, cromatografia de adsorção, partição, permeação e filtração em gel, cromatografia de troca iônica, cristalização. Técnicas cromatográficas: cromatografia em camada delgada, cromatografia em coluna em baixa pressão e média pressão, cromatografia a contra-corrente, cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC). Processos de purificação em escala semi-industrial.
Público alvo:
alunos de graduação ou pós-graduação em farmácia, química, engenharia de alimentos, biologia.
Aplicação de técnicas hifenadas em produtos naturais
Prof. Dr. Norberto Peporine Lopes (USP-RP)

Ementa:
Apresentar as diferentes técnicas modernas de espectrometria de massas e detalhar os mecanismos de moléculas orgânicas ionizados nos sistemas com ionização a pressão atmosférica. Histórico da espectrometria de massas. Principais sistemas de ionização. Analisadores de massas e resolução de equipamentos. Emprego de ESI e APCI na determinação estrutural e uso hifenado. Mecanismos envolvidos no processo de ionização Mecanismos de fragmentação de moléculas orgânicas.
Público alvo: alunos de graduação ou pós-graduação em farmácia, química.
Cursos na área de atividades biológicas
Avaliação da bioatividade de produtos naturais in vitro
Profa. Dra. Maria das Graças de Almeida (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas-UFRN), Profa. Dra. Telma Maria Araújo Moura Lemos (Departamento de Análises Clínicas e Toxiológicas-UFRN)
e Profa. Dra. Almeriane Maria Weffort-Santos (Departamento de Patologia Médica-UFPR)

Ementa
: Cultura de células como ferramenta para avaliação da atividade biológica. Ensaios de atividade biológica de produtos naturais usando cultivo de células eucarióticas. Atividades citotóxica, citostática, proliferativa e de diferenciação. Atividades antitumoral, antioxidante, antiinflamatória e imunomoduladora.
Público-alvo: Graduandos da área farmacêutica e da biologia e pós-graduandos de áreas afins.
Avaliação da bioatividade de produtos naturais in vivo
Profa. Dra Gerlane Coelho Bernardo Guerra (Departamento de Biofísica e Farmacologia-UFRN) e Profa. Dra. Aline Schwarz (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas-UFRN ), Prof. Dr. Isac Almeida de Medeiros (UFPB), Prof. Dr. Reinaldo Nóbrega de Almeida (UFPB)

Ementa:
Estudo da atividade farmacológica e toxicológica de produtos naturais.  Aplicação de métodos experimentais in vivo, para estudo da atividade farmacológica no sistema nervoso central, sistema cardiovascular, gastrointestinal, atividade analgésica, atividade antiinflamatória e toxicidade
Requisitos: Alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Farmácia.

Cursos na área de botânica

Etnofarmacologia
Profa. Dra. Eliana Rodrigues (UNIFESP)


Ementa
: A Etnofarmacologia procura registrar o uso que certas culturas fazem, ou fizeram, dos recursos naturais disponíveis em seu ambiente (plantas, animais, fungos e minerais), com fins medicinais ou tóxicos. Uma das aplicações da Etnofarmacologia é o desenvolvimento de medicamentos. Nesse sentido, o presente curso visa fornecer embasamento sobre diversos aspectos da Etnofarmacologia: conceitos, aplicabilidade, metodologia, propriedade intelectual e peculiaridades da legislação atual sobre acesso a conhecimento tradicional e recursos genéticos. Além disso, o curso trará exemplos da percepção de grupos humanos em relação às intoxicações e reações adversas originadas a partir do uso de plantas tidas como “medicinais” e seus riscos à saúde.
Público-Alvo: Alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Farmácia, Biologia, Antropologia e Química entre outros cursos na área de saúde.
Farmacobotânica
Profa. Karina Randau (UFCG) e Profa. Rejane Pimentel (UFRPE)

Ementa:
Conceitos, ciências afins, importância e aplicações, farmacopéia, padronização botânica, controle de qualidade e legislação.
Público-Alvo: Alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Farmácia, Biologia e outros cursos na área de saúde

Cursos na área de Tecnologia

Tecnologia Farmacêutica aplicada a fitoterápicos
Prof. Dr. Pedro Ros Petrovick (UFRGS), Prof. Dr. Luiz Alberto Lira Soares (UFPE), Prof. Dr. Túlio Flávio Accioly de Lima e Moura (UFRN), Waldenice de Alencar Morais (UFRN)

Ementa:
Histórico do desenvolvimento de Fitoterápicos. Estudos de formulação e pré-formulação. Métodos de extração e padronização biomonitorada. Produtos intermediários. Desenvolvimento de formas farmacêuticas clássicas e inovadoras. Aplicação de delineamento experimental.
Público-Alvo: Alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Farmácia.
Biotecnologia aplicada a obtenção de moléculas bioativas
Prof. Dr. Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa (Departamento de Farmácia-UFRN) e Profa. Dra. Kátia Castanho Scortecci (Departamento de Biologia Celular e Genética-UFRN)

Ementa:
Introdução à biotecnologia: conceito e perspectiva histórica. Biotecnologia e a multidisciplinaridade. Aplicações nas diversas áreas: indústria, agrícola e florestal, ambiental e da saúde. A tecnologia do DNA recombinante. Genômica. Proteômica. Transcriptômica. Proteínas rRecombinantes. Sequenciamento de DNA e Proteínas. Purificação de Proteínas. Produção de soros e vacinas. Patentes em biotecnologia. Bioinformática.
Público Alvo: Alunos de graduação que tenham cumprido a disciplina de Bioquímica e alunos de Pós-graduação da área Biomédica.
Quimioinformatica e modelagem aplicada a farmacognosia
Prof. Dr. Fernando Batista Costa (USP-RP) e Prof. Marcus Tulius Scotti (UFPB)

Ementa:
Curso basico sobre softwares para desenhar, minimizar e otimizar estruturas químicas; principais formatos de arquivos; softwares proprietarios e livres;  descritores estruturais; modelagem molecular basica com aplicacao em QSAR e QSRR; noções de elucidação estrutural auxiliada por computador (RMN, EM); quimiossistematica vegetal baseada em programa  computador.
Público-alvo: Pós-graduandos (Ciencias Farmacêuticas e Química)
Pré-requisito: Conhecimentos basicos em química orgânica, elucidação estrutural e farmacognosia, bem como o basico de Informática.

Workshop

Ecological Chemistry (será ministrado em inglês)
Professor Raphael Grougnet (University of Paris)

Ementa: Definition, difference and similarity with pharmacognosy, primary and secondary metabolites. Group of three students should present a short abstract of papers in the following fields: extraction, defense, and communication between or against plant/parasite/insects mediated by secondary metabolites.
Público alvo: Alunos do terceiro ano de graduação em Farmácia e áreas afins, e alunos de pós-graduação na área de produtos naturais.
Aspectos práticos da preparação de artigos científicos
Prof. Dr. Valdir Florêncio da Veiga Jr. (UFAM)

Ementa
: Publicar ou perecer, essa é a regra. Escrever um artigo científico não é formatar o texto de uma monografia ou dissertação às normas de uma revista. São diversas as questões envolvidas na filosofia do periódico de interesse, como escrever título e resumo que atraiam o leitor, quem será o autor principal, quantas figuras e quais referências devem ser inseridas, etc. Mas, de forma geral, uma das principais questões é: como fazer o editor e os avaliadores gostarem do seu manuscrito logo à primeira vista. Os aspectos envolvidos nessa compreensão serão apresentados e discutidos nesse workshop utilizando uma abordagem interativa, direcionado a alunos de iniciação científica e pós-graduação.
Público-alvo: Pós-graduandos (Ciencias Farmacêuticas e Química), alunos de IC.
Pré-requisito: É desejável que os alunos levem seus notebooks.

Certificados

Serão emitidos pela UFRN, mediante comprovação de freqüência

Dúvidas




Nenhum comentário:

Postar um comentário