sábado, 3 de abril de 2010

Aulas de Farmacognosia II

Cronograma

Aula Biossíntese

Apostila Biossíntese

Aula Derivados Fenólicos: parte 1

Taninos

Quinonas

Flavonóides

Lignóides



Leitura Recomendada

Capítulo 22: Lignanas, neolignanas e seus análogos. Farmacognosia: da planta ao medicamento. p. 557-576.

Capítulo 23: Flavonóides. Farmacognosia: da planta ao medicamento. p. 577-614.

Capítulo 24: Taninos. Farmacognosia: da planta ao medicamento. p. 615-656.

Capítulo 25: Quinonas. Farmacognosia: da planta ao medicamento. p. 657-684.



Química Nova

Revista Eletrônica do Departamento de Química da UFSC


Arquivo Brasileiro de Endocrinologia, v 51, n 3, 2007.

Se houver problema com o arquivo, favor deixar comentário.


----------------------------------------------------------------

CORANTES NATURAIS

1. Cite exemplos de substâncias naturais utilizadas como corantes na indústria têxtil.

2. Cite classes de produtos naturais utilizadas como corantes na indústria.

3. Por qual motivo a maioria das antraquinonas não podem ser utilizadas como corantes na indústria alimentícia e farmacêutica?

4. Cite exemplos (cinco) de substâncias/fontes de corantes naturais usados na indústria alimentícia.

FITOESTRÓGENOS

Por que as isoflavonas não devem ser administradas em mulheres que apresentam câncer de mama?
Cite 5 fontes vegetais de fitoestrógenos.
Cite as principais isoflavonas presentes na espécie Glycine max.


4 comentários:

  1. Tem como deixar os PDFs em preto-e-branco, profª? se eu imprimir colorido aqui vai sair branco no branco. \o

    ResponderExcluir
  2. Ai caramba! Abre o pdf, manda imprimir e entra nas configurações avançadas da impressora. Lá você escolhe escala de cinza ou B & W. Fora isso eu não sei.

    ResponderExcluir
  3. Mudei, novamente, o local de acesso do arquivo. Se houver problema me avisem.

    ResponderExcluir
  4. Professora Sâmia,

    pelo jeito os seus alunos estão super desenrolados no uso do blog. Veja algumas dicas que coloquei no blog da FANUT de Alimentos e Nutrição.

    http://lucitojal.blogspot.com/search/label/1_como_usar_o_Blog

    Também é interessante, você colocar os contadores de acessos. Pois assim, você acompanha o acesso dos alunos no blog e das demais comunidades por países.

    Querendo trocar alguma experiência, é só entrar em contato. Esse contato com os clientes e alunos é uma das minhas funções na Alemanha. Gostaria de saber dos seus sucessos e dificuldades. Também os alunos podem entrar em contato.

    Atenciosamente,
    Hilario Seara

    ResponderExcluir