sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fito-analgésico brasileiro


Hortelã tem sido usadas tradicionalmente no Brasil para a cura de várias doenças como dores de cabeça, dores estomacais, febre e gripe.
Agora, pela primeira vez, pesquisadores da Universidade de Newcastle foram capazes de provar cientificamente a atividade analgésica de Hyptis crenata - também conhecida como hortelã brasileira.

 Graciela Rocha e um exemplar de Hyptis crenata

A administração do chá em ratos, conduzida pela equipe liderada pela pesquisadora Graciela Rocha, mostrou que o preparado foi tão eficiente quanto a Indometacina.
Esta pesquisa foi apresentada no 2nd International Symposium on Medicinal and Nutraceutical Plants em New Delhi, India, e publicada na revista Acta Horticulturae.

Agora, a equipe da Universidade de Newcastle planeja desenvolver testes clínicos para descobrir como a hortelã age, efetivamente, para promover alívio da dor.

Graciela explica: "Desde que os primeiros humanos caminharam sobre a Terra, temos usado as plantas para proporcionar uma cura para nossas doenças - de fato, estima-se mais de 50.000 plantas são utilizadas em todo o mundo para fins medicinais."

"Além do uso tradicional, mais da metade de todos os medicamentos prescritos são baseados em uma molécula que ocorre naturalmente em uma planta."

"O que temos feito é levar uma planta que é amplamente utilizada para tratar a dor ecomprovado  cientificamente que funciona, tanto quanto algumas drogas sintéticas. Agora, o próximo passo é descobrir como e por que as plantas tem essa propriedade." 

O QUE O ESTUDO MOSTROU

A fim de imitar, tanto quanto possível o tratamento tradicional, a equipe da Universidade de Newcastle primeiro realizou uma pesquisa no Brasil para descobrir como o medicamento é geralmente preparado e quanto deve ser consumido.

O método mais comum era o de produzir uma decocção, um processo pelo qual as folhas secas são fervidas em água por 30 minutos e deixada arrefecer antes de ser bebido como um 'chá'.

A equipe descobriu que, quando a hortelã foi dada em uma dose semelhante à estipulada pelos médicos tradicionais, o medicamento era tão eficaz em aliviar a dor quanto a indometacina.

Graciela, é brasileira e se lembra de ter usado o chá como cura para todas as doenças da infância,  e acrescenta: "O sabor não é o que a maioria das pessoas aqui no Reino Unido reconhece como de hortelã."

Fonte:
Newcastle University (2009, November 24). Got a pain? Researchers test Brazilian mint as pain reliever. ScienceDaily. Retrieved April 30, 2010, clique aqui

Um comentário:

  1. SÂMIA, você sumiu com a postagem inteira da Ayuaska. Que massa! Eu já vim aqui com a intenção de arrumar briga. Aquele assunto é muito sério. Tem muitas ideologias e interesses por trás do caso. Beijão.

    ResponderExcluir