sábado, 24 de abril de 2010

Novas evidências de que o chá verde auxilia na luta contra o glaucoma e outras doenças do globo ocular

(Crédito: iStockphoto / Tjasa Maticic)

Os cientistas confirmaram que as substâncias saudáveis encontrados no chá verde - famoso por seu poder antioxidante e de combate a doenças - conseguem penetrar nos tecidos do globo ocular.  Este novo relatório, o primeiro documentando como a retina e outros tecidos oculares absorvem essas substâncias, levanta a possibilidade de que o chá verde pode proteger contra o glaucoma e outras doenças oculares comuns.
Pui Chi Pang e colaboradores apontam que as catequinas, do chamado chá verde, estão entre uma série de antioxidantes que, possivelmente, são capazes de proteger os olhos. Estas incluem a vitamina C, vitamina E, luteína e zeaxantina. Até agora, porém, ninguém sabia se as catequinas do chá verde realmente poderiam ser direcionadas para os tecidos dos olhos após absorvidas no estômago e/ou no trato gastrointestinal.
Pang e seus colegas resolveram investigar esta possibilidade em experimentos com ratos de laboratório que beberam o chá verde. A análise dos tecidos oculares dos ratos evidenciou que as estruturas do olho absorviam grandes quantidades de catequinas diferentes. A retina, por exemplo, absorveu os mais altos níveis de galocatequina, enquanto o humor aquoso apresentou maior quantidade de epigalocatequina. 
Os efeitos das catequinas do chá verde na redução do estresse oxidativo prejudicial no olho durou até 20 horas. "Nossos resultados indicam que o consumo de chá verde poderia beneficiar o olho contra o estresse oxidativo", conclui o relatório.

Fonte: Science Daily, 20 de fevereiro de 2010

Artigo
Chu et al. Green Tea Catechins and Their Oxidative Protection in the Rat EyeJournal of Agricultural and Food Chemistry, 58 (3): 1523, 2010. (disponível pelo periódicos Capes)
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Chá verde


 Flores de Camellia sinensis
Família: Theaceae

Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas.
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Fonte: Wikipédia

Artigos interessantes:
Teores de catequinas e teaflavinas em chás comercializados no Brasil. Ciênc. Tecnol. Aliment., 26(2): 401-407,  2006. clique aqui

Avaliação do Teor de polifenóis da Camellia sinensis (CHÁ VERDE). Revista Eletrônica de Farmácia
Suplemento Vol 2 (2), 164-167, 2005. clique aqui

Morfodiagnose da anatomia foliar e caulinar de Camellia sinensis(L.) Kuntze, Theaceae. Rev. bras. farmacogn.,, vol.16, n.4, 2006. clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário