sábado, 10 de abril de 2010

Efeitos anticâncerígenos de frutas e verduras são apenas modestos, diz estudo


Apesar de muitos especialistas indicarem o consumo de frutas, verduras e legumes como forma de prevenir o câncer, um grande estudo recente sugere que a influência desses alimentos no risco de aparecimento de câncer pode ser bem mais modesta do que se acreditava. Publicados esta semana no Journal of the National Cancer Institute, os resultados da análise de dados de 400 mil pessoas - realizada pela Escola de Medicina Monte Sinai, nos EUA - indicaram que “alta ingestão de frutas e vegetais tem pouco ou nenhum efeito em reduzir a incidência de câncer, apesar de afetar o risco de doença cardiovascular”.
Os pesquisadores destacam que, a partir da década de 90, a Associação Mundial de Saúde passou a recomendar o consumo de cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes para prevenir o câncer e outras doenças. Entretanto, muitos estudos desde então não conseguem confirmar uma associação definitiva entre a ingestão desses alimentos e o risco de câncer.
Avaliando dados coletados em 23 centros de dez países da Europa Ocidental sobre dieta e outros fatores do estilo de vida, os pesquisadores descobriram uma pequena relação inversa entre a ingestão de frutas e hortaliças e o risco de câncer. Entre aqueles que ingeriam muita bebida alcoólica, o consumo desses alimentos também apresentaria uma redução nos riscos, mas apenas para cânceres associados ao álcool e ao tabagismo.
De acordo com os autores, essa redução nos riscos de câncer não pode ser atribuída somente à dieta, mas a fatores do estilo de vida de forma geral, e a contribuição das frutas e verduras parece ser modesta. “Nessa população, uma maior ingestão de frutas e vegetais foi, também, associada a outras variáveis de estilo de vida, como menor ingestão de álcool, nunca ter fumado, curta duração do hábito de fumar, e maior nível de atividades físicas, que podem ter contribuído para um menor risco de câncer”, escreveram os autores.

Artigo:

Extraído de: Boletim Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário