quarta-feira, 24 de março de 2010

COCHONILHA x ÁCIDO CÁRMICO


Cochonilha (Dactylopius coccus)

Originário do México, mede de 2 a 5 milímetros de comprimento, é geralmente marrom ou amarelo, e se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Dentro da classe dos insetos, as cochonilhas são classificadas na ordem Hemiptera, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. São conhecidas mais de 67.500 espécies de Hemiptera.
Para defender-se da predação por outros insetos, produz ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante alimentício que leva seu nome.
No Brasil, a cochonilha é também uma praga de jardim. A primeira evidência de que a planta está infestada é o aparecimento de bolinhas brancas que parecem ser de algodão nos caules, próximos às folhas. Elas sugam a planta, roubando sua seiva, alojando-se principalmente na parte inferior das folhas e dos brotos. As cochonilhas secretam uma substância pegajosa, que deixa as folhas com a aparência de que estão enceradas, e que facilita o ataque de fungos como o fungo fuliginoso. Costuma atrair também as formigas doceiras.
Algumas cochonilhas têm uma casca dura que impede a penetração de inseticidas. Neste caso, é preciso fazer uso de soluções à base de óleo mineral e sabão que, uma vez grudadas à carapaça, impedem que o inseto respire. As melhores alternativas são a Emulsão de Óleo Mineral ou a Calda de Fumo. Caso o controle natural não produza os resultados esperados é necessário a utilização de um inseticida organofosforado.
Seu predador natural é a joaninha, assim como alguns tipos de vespas.

Ácido cármico
O corante de cor vermelho-escura é utilizado em larga escala pela indústria cosmética e alimentícia, emprestando sua cor a biscoitos, iogurtes, geléias, sobremesas, sendo também utilizado em medicamentos e roupas, normalmente especificado como "Corante natural carmim de Cochonilha", C.I. 75470 ou E120 nas composições dos produtos.







Fonte: Wikipédia

Leia também:


--------------------------------------------------------------------

Iogurte Bandeja Morango e Coco Bramil 600g

INGREDIENTES IOGURTE MORANGO: Leite fluído e/ou leite em pó reconstituído padronizado a 2% de gordura, açúcar, soro de leite e/ou soro de leite em pó reconstituído, preparado de fruta sabor morango (açúcar, aroma identico ao natural de morango, corante natural carmim de cochonilha, polpa de morango, acidulante ácido cítrico, conservante sorbato de potássio, espessante goma xantana e goma guar), amido modificado, gelatina alimentícia, aroma identico ao natural de morango, corante natural carmim de cochonilha, corante artificial vermelho ponceau, fermento lático liofilizado.



14 comentários:

  1. Quer dizer que a gente come inseto quase todos os dias e nem sabia?! meu Deus que nojo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Come isso a anos, e só porque descobriu que o corante vem de um "inseto" agora fica com nojinho... aaahhhh faça-me o favor...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Ainda bem que eu sempre preferi recheio de chocolate... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO NAO MUDA NADA, TEM BISCOITOS DE CHOCOLATE COM COCHONILHA TB, ALEM DE SUCOS E SORVETES DE UVA, MANGA, MARACUJA ETC, QUE TB TEM O MESMO CORANTE... O NEGOCIO É LER O RÓTULO MESMO

      Excluir
  3. Mas eu ja ouvi falar que trakinas de chocolate também tem corante carmim de cochonilha !

    ResponderExcluir
  4. A maioria dos alimentos com corante utilizam a cochonilha. Até sucos! Não só alimentos como produtos de cosméticos... :x

    ResponderExcluir
  5. é um corante que é purificado deste insecto! não se come o insecto, mas pela cor sabe a morango....

    ResponderExcluir
  6. isso é um nojo! onde ja se viu! por mim nao precisa de corante nenhum! é revoltante comprar um iogurte de frutas e ter que comer corante de inseto...

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre leio o rótulo antes de colocar qualquer coisa na boca. É só fazer isso sempre, aliás, eles poderiam usar outros tipos de corantes ao invés de esmagar esses insetos, coitados! Além do mais, 1 quilo de corante equivale a 70 mil insetos esmagados..
    PROCURE OS PRODUTOS COLORIDOS COM EXTRATOS DE URUCUM, BETERRABA E PÁPRICA.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, são 70 mil fêmeas para MEIO quilo de corante!
    Comendo produtos com esse corante automaticamente come os insetos, pois eles são macerado, ou seja, esmagados até virar uma papa cremosa e vermelha!
    E sabia que o consumo desse corante pode causar doenças e até asma??? Fiquem espertos!

    ResponderExcluir
  9. E essa primeira imagem do post não é a cochonilha, e sim tatu-bolinha-de-jardim! (:

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Dossiê corantes

    http://www.revista-fi.com/materias/106.pdf

    ResponderExcluir