segunda-feira, 22 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Como hoje é um dia especial (pelo menos para aqueles que já se deram conta que a água potável está acabando), trago alguns vídeos e informações sobre esta molécula imprescindível à vida das plantas, dos animais e de nós portadores de telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor (espero que tenham assistido o filme Ilha das Flores).
No primeiro vídeo temos uma apresentação elaborada por estudantes da Faculdade Integrada da Bahia, que mostram a importância, os percentuais e variações da água no corpo humano. No segundo, temos um programa ambiental que mostra a importância da água para o planeta.
E, como curiosidade, apresento uma ONG chamada XIXI NO BANHO! Isto mesmo XI-XI no Ba-nho! O site é bem bolado e traz algumas informações sobre o consumo de água. Mesmo que você não seja adepto, acho que vale a pena conferir!
Ah! Esse vídeo abaixo é só uma animação com uma música do Queen. =)


 --------------------------------------------------------------------
 O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está bem na fita em quantidade: tem 11,6% de toda a água doce do planeta. Mas, no contexto, o horizonte não é dos melhores. Pesquisa da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que a demanda nas regiões metropolitanas é maior que a produção atual. Para evitar escassez em 15 anos, é preciso investir R$ 27,7 bilhões. Para Sergio Belleza, gerente da Divisão de Tratamento de Águas da Argal Química, a solução está em empresas e programas de conscientização. “O uso racional da água tem que ser visto como fator urgente e prioritário. Além disso, as empresas têm que estar atentas à implantação dos modernos sistemas de reuso de água”, diz.


Programa Momento Ambiental

Fonte:

Um dos vídeos da ONG XIXI no BAnho.
Link: Xixi no Banho

--------------------------------------------------------------------

Achei mais este vídeo que, na verdade, é um trailler do filme WATER, THE GREAT MISTERY.
Tentei achá-lo em português, mas...
No youtube você pode encontrar o filme completo. Se alguém achar legendado me avisa, tá? 



WATER - The Movie Trailer - Click here for this week’s top video clips


Nenhum comentário:

Postar um comentário