quarta-feira, 31 de março de 2010

Repolho roxo: que delícia de antocianidina!!! Hummm...

Estou começando a gostar de ter um blog. Por meio dele posso fazer vocês se lembrarem de mim até em feriados e dias Santos. Assim como, estimular para que tenham uma alimentação mais saudável. Espero que depois de hoje não deixem que joguem a água de cozimento do repolho roxo fora (como as antocianidinas/antocianinas são polares, a água do cozimento as extrai do repolho; mas se passar muito tempo no fogo não vai adiantar muito!) e que estimulem o uso dele nas sopas e saladas da casa de vocês! Ahhhh! Não só estimulem, comam também!!! Consumam antocianinas/antocianidinas!!!!!

A categoria correta é hortaliça* e ele é uma espécie considerada herbácea.
*Segundo o Michaelis on line (essa aqui vai pro Roberto)

hor.ta.li.ça
sf (de um ant hortal+iça ou do cast hortaliza) Nome genérico dos vegetais alimentares, geralmente cultivados em horta, de várias famílias: crucíferas (couves, nabiças), compostas (alface etc.), ou com aproveitamento de tubérculos (cenoura, nabo), ou de frutos imaturos (vagem de feijão verde) etc.

le.gu.me
sm (lat legumen) 1 Fruto seco monocarpelar, de deiscência mista, característico das leguminosas. 2 Vagem. 3 Planta ou parte da planta que serve para a alimentação humana; hortaliça, verdura. 4 Reg (Nordeste) Qualquer cereal. Var: legumilha.
ver.du.ra
sf (verde+ura2) 1 A cor das plantas, das folhas das árvores, das ervas. 2 Estado dos frutos que ainda não estão maduros. 3 Estado da madeira que ainda não está bem seca. 4 Hortaliça. 5 As plantas; os vegetais. 6 Estado ou qualidade do que é tenro, do que ainda não está sazonado. 7 Verdor, viço, vigor. 8 Inexperiência própria da mocidade. sf pl Sentimentos ou atos próprios da mocidade. Verduras da mocidade: o mesmo que verdores da mocidade.

---------------------------------------------------------------------------------------

Brassica oleracea

Família Brassicaceae (nome mais atual) ou Cruciferae (mais um exemplo daquelas famílias que tiveram o nome alterado por causa da terminação ae).
A planta de repolho é herbácea, formada por inúmeras folhas que se imbricam, dando origem a uma "cabeça", que constitui a parte comestível da planta. Taxonomicamente, existem duas espécies de repolho, o repolho liso (B. oleracea L. var. capitata L.), de maior expressão comercial no Brasil, e o repolho crespo (B. oleracea L. var. sabauda Martens). Os repolhos são classificados segundo a forma e a cor da cabeça. As formas da cabeça do repolho são: achatada (forma comercial predominante no Brasil), pontuda, redonda, oval e elíptica. Quanto à cor, a cabeça pode ser verde (branca) ou roxo.

Fonte: http://www.iac.sp.gov.br/Tecnologias/Repolho/Repolho.htm


Achei também uma comparação entre o repolho roxo e o branco em uma revista de divulgação (Saúde!É Vital). Acho que vale apena ler:  Compare o repolho branco com o roxo

Lembram que eu falei que o extrato de repolho roxo pode ser usado como indicador de pH? Olhem só esse experimento aqui http://educar.sc.usp.br/quimapoio/repolho.html

E esse outro

           




Algumas dicas interessantes extraídas do site da EMBRAPA

Dicas

As folhas internas do repolho são mais ricas em vitamina C do que as folhas externas.
O cheiro desagradável do repolho pode ser eliminando quando se cozinha as folhas em panela destampada.
Ao cozinhar o repolho roxo, acrescente algumas gotas de vinagre para evitar que as folhas fiquem azuladas.

--------------------------------------------------------------
Deixando um pouco o repolho de lado mas continuando com antocianidinas/antocianinas.
Vejam estas figuras que extraí do artigo (que vocês não podem deixar de ler) citado logo abaixo.

A) As possíveis estruturas químicas formadas com a acidificação ou alcalinização do meio e suas cores (isto explica aquele experimento do repolho + água sanitária, do vídeo acima).


B) Os autores fizeram uma escala de indicador de pH usando alguns extratos (só coloquei o que achei mais bonito, os demais estão no artigo).



C) Outros vegetais onde podemos encontrar esta subclasse de flavonóides.



Fonte: Indicadores naturais de pH: usar papel ou solução? Química Nova, v. 25, n. 4, 2002.

Um comentário:

  1. Querida Sämia, gostei muito do seu post sobre o repolho roxo e as antocianinas, porém vale lembrar que as antocianinas não suportam calor e são destruídas pelo aquecimento. O ideal é consumir o repolho cru, na forma de salada....

    ResponderExcluir