domingo, 28 de março de 2010

Extração do óleo de babaçu




Nome científico: Orrbignya speciosa   
Família: Palmae


O óleo do babaçu (rico em ácido láurico) é utilizado em larga escala na fabricação de sabão, sabonetes, e cosméticos em geral. Na culinária o uso é muito restrito, uma vez que não concorre em preço e qualidade nutricional com outros óleos, como o de soja, girassol e amendoim. A torta gorda ou magra do babaçu, apesar de possuir qualidade inferior à da soja, ainda ocupa algum espaço nas formulações regionais de rações para animais.

O fruto tem potencial em indústrias de cosméticos, obten- ção de óleo comestível, margarinas, saboarias, velas, carvão, etanol, furfural, ácido acético, metanol, alcatrão, celulose, papel e álcool anidro. Da amêndoa pode-se obter; rações, ácidos graxos e glicerinas. Em escala comercial, somente o carvão e o óleo têm sido produzidos. O leite de babaçu é um subproduto do fruto que vem se destacando na culinária local com reconhecimento regional, no entanto, estudos como os realizados no coco da Bahia (Cocos nucifera L.), são quase inexistentes.
Fonte:  Tecnologia de quebra do coco babaçu (Orbignya speciosa). Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 27(4): 717-722, out.-dez. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário